Robótica na Construção: História da Automação na Indústria

Enquanto alguns podem pensar que usar a robótica na construção é um novo desenvolvimento, na verdade é a continuação de uma história maior sobre automação na construção que remonta a milhares de anos.

O Exército de Terracota, uma coleção de esculturas em terracota representando os exércitos do primeiro imperador da China, Qin Shi Huang, utilizou técnicas externas de construção e pré-fabricação quando construído em 210 aC.

Industrialização

O século passado teve várias tentativas de industrializar a construção, a partir da Sears Modern Home, um catálogo e kit vendidos pela Sears, Roebuck e Company por meio de correspondência, enviados por vagões ferroviários e montados no local, para casas Lustron, Casas pré-fabricadas de aço esmaltado desenvolveram-se nos Estados Unidos após a Segunda Guerra Mundial, em resposta à falta de casas para o retorno de IGs.

O final dos anos 70 e 80 viu um período rico de desenvolvimento impulsionado pela indústria, particularmente no Japão. Enfrentando temores de escassez de mão-de-obra devido ao envelhecimento da população e aos trabalhadores mais jovens que se aglomeram nas indústrias de alta tecnologia (temores ainda hoje relevantes), várias empresas japonesas como a Shimizu Corporation e a Takenaka Corporation investiram em automação de construção e robótica com grande efeito desenvolvendo robôs e dispositivos controlados remotamente usados ​​para todos os tipos de tarefas, incluindo manuseio de material, escavação, colocação de concreto, acabamento de concreto, colocação de vergalhões, proteção contra fogo, aço estrutural, acabamento interior e exterior, terraplenagem, sistemas integrados de automação de construção e casas pré-fabricadas.

Embora muitas dessas tecnologias não tenham sido amplamente adotadas, elas adaptaram com sucesso as técnicas da manufatura à utilização prática da construção. Hoje, melhorias em robótica, software e organização permitiram que uma nova onda de automação em construção aumentasse, com novos desenvolvimentos e colaborações acontecendo em toda a academia, governo e indústria.

Melhorias em tecnologia e software permitiram uma nova onda de robótica na construção

Por que robótica na construção? Porque agora?

A construção é uma das maiores indústrias de resíduos do mundo. Embora seja difícil obter números exatos dos resíduos produzidos em um local típico de construção, alguns estimam que até 30% do peso total dos materiais de construção entregues em um canteiro de obras são desperdiçados. Segundo o US Green Building Council, 30% do total de resíduos nos Estados Unidos vem da construção civil. A Comissão Européia estima que entre 25 e 30% do lixo material na UE e as estimativas globais estão entre 25 e 40%. A construção civil consome 40% da energia global e 40% das matérias-primas do mundo.

A escala de desperdício de material sozinho dentro dos processos atuais de construção é uma questão importante que vale a pena abordar. Além disso, os aumentos populacionais em áreas como a África Subsaariana e a Índia indicam que uma grande porcentagem de projetos de construção de futuro próximo precisarão ser construídos em áreas escassas em recursos onde as cadeias de fornecimento são inexistentes ou subdesenvolvidas. Com uma população em rápido crescimento em um mundo de recursos cada vez menores, a indústria da construção precisará encontrar maneiras de construir mais com menos.

Além disso, o setor de construção enfrenta vários desafios relacionados à mão de obra. A construção continua atrás de outras indústrias na produtividade do trabalho, classificando-se continuamente em índices relativamente baixos de produtividade do trabalho, que medem o tempo que uma pessoa gasta no local em relação à produtividade ou produção alcançada. Embora a medição da produtividade do trabalho na construção esteja repleta de dificuldades e tenha sido objeto de debate, a estimativa da produtividade da mão-de-obra na construção sugere que a construção não só não está aumentando no nível de outras indústrias, mas que em alguns Em alguns casos, a produtividade vem declinando há muitas décadas. Embora as medições mais recentes indiquem que o problema pode não ser tão negativo quanto se pensava anteriormente, a construção ainda fica atrás de outras indústrias.

Outra questão é a escassez de produção de mão-de-obra qualificada. Enquanto isso reflete uma queda no treinamento vocacional nos Estados Unidos e indica a necessidade de mais treinamento e retenção, também é uma oportunidade para mais automação preencher a lacuna. Indústrias como manufatura, aeroespacial e até mesmo o setor de serviços realizaram ganhos de produtividade através das tecnologias de automação, e agora essas tecnologias estão começando a se tornar mais disponíveis para a construção.

Com uma população crescente em um mundo de recursos cada vez menores, a indústria da construção busca formas de construir mais com menos

Uma confluência de desafios e oportunidades
Enquanto o setor de construção enfrenta esses desafios, também é apresentado um número maior de oportunidades de automação. As tecnologias robóticas estão sendo desenvolvidas e distribuídas de maneira mais ampla a um ritmo cada vez maior, criando um ciclo de feedback positivo que leva a custos mais baixos, mais pesquisa e mais desenvolvimento. Em 2018, a indústria da construção está em um período de adoção de tecnologia, com tecnologias robóticas gerais sendo traduzidas em casos de uso específicos para resolver problemas na construção.

É nesse contexto que, em junho de 2018, a Autodesk e a MassRobotics (um centro de inovação sem fins lucrativos com sede em Boston e focado nas necessidades da comunidade de robótica) realizaram o Robotics in Construction Summit no Autodesk BUILD Space, em Boston.

Robótica na Construção – Em junho de 2018, a Autodesk e a MassRobotics realizaram a Robotics Construction Summit

O evento foi realizado para reunir a comunidade de robótica e a comunidade de construção na área de Boston e incentivar uma discussão entre essas duas comunidades. Enquanto as empresas de construção civil precisam de soluções para problemas específicos, as empresas de robótica precisam encontrar casos de uso específicos para aplicar as tecnologias de robôs que desenvolvem. Trabalhar em conjunto proporciona ganhos e ganhos para todos os envolvidos.

Fonte: connect.bim360.autodesk.com