Novidades da construção civil: tendências 2019

O canteiro tecnológico e automatizado é a maior aposta dentro das tendências da Construção Civil para 2019

As construtoras e incorporadoras pedem cada vez mais processos ágeis, limpos e funcionais e o mercado atual da construção civil está se voltando cada vez mais para a necessidade de inovação e implementação de novas tecnologias tanto no desenvolvimento de um projeto tanto no canteiro de obras, utilizando-se assim de vários processos tecnológicos para facilitar esse desenvolvimento do setor dentro de em uma escala nacional.

O canteiro tecnológico e automatizado é a maior aposta dentro da Construção Civil para 2019, pois reúne diversas tecnologias como o BIM, realidade aumentada, impressão 3D e Realidade aumentada com o objetivo de obter melhores resultados na entrega final de um projeto. Confira abaixo algumas inovações que estão revolucionando a Construção Civil:

BIM

O BIM (ou Building Information Modeling, do inglês) é uma tecnologia com base de dados 3D relacionada ao desenvolvimento de modelos virtuais para a construção e que reúne informações de diversos softwares em um lugar só permitindo não só a coleta de dados, mas também a visualização e entendimento de vários aspectos de um projeto através de desenhos e objetos em 3D.

DRONES

Os drones são veículos aéreos não tripulados (VANTs) que têm sido cada vez mais utilizados na construção civil para realizar atividades como, por exemplo, medição de temperatura e a avaliação de terrenos para detectar possíveis deficiências no solo entre outras adversidades. Além disso, permite com facilidade o acesso a regiões com grandes altitudes, penhascos ou regiões de difícil acesso e também facilitam a visualização do andamento da obra como um todo. A Obra 3D é uma ferramenta que retrata a construção de forma tridimensional. O serviço permite ver o que acontece na obra periodicamente, através de equipamentos de alta precisão e drones.

IMPRESSÃO 3D

A impressão 3D surgiu na década de 80 e está em amplo desenvolvimento e começa, aos poucos, a ser inserida no universo da Construção Civil principalmente para ilustrar e facilitar a visualização de projetos de empreendimentos através de maquetes tridimensionais.

É o processo pelo qual um objeto é criado a partir de uma máquina para criar objetos sólidos tridimensionais a partir de um modelo digital e pode ser implementada nas mais variadas finalidades e projetos.

REALIDADE AUMENTADA

A realidade aumentada também é a grande aposta para os próximos anos e pretende inovar a forma como construtoras e incorporadoras apresentam seus empreendimentos aproximando o consumidor final do desenvolvimento de um projeto desde a planta até a entrega.

Com utilização de óculos especiais a pessoa pode visualizar, por exemplo, um imóvel já com o acabamento pronto quando ele ainda está em suas fases iniciais. O objetivo aqui é possibilitar novas experiências ao consumidor final o que irá refletir também nas vendas.

INTERNET DAS COISAS

O termo que deriva do inglês: Internet of Things — IoT pode ser utilizada em diversos dispositivos conectados entre si e armazenados “na nuvem” para reduzir custos e otimizar processos dentro de um projeto na construção civil.

Os temas foram abordados durante o Construsummit, evento que ocorreu entre os dias 28 e 29 de novembro e reuniu engenheiros, arquitetos, profissionais da construção, startups e profissionais renomados da área para discutir as mais novas tecnologias e inovações no mundo da construção civil e novidades do setor que é responsável por 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro ou cerca de R$ 300 milhões por ano no Brasil, além das tendências para 2019.

Fonte: Mapa da Obra

 

Technology