Registro fotográfico de obra: como a fotografia pode ser aliada na construção civil?

 

O gestor de construção civil já conhece os benefícios que os recursos tecnológicos dos aplicativos oferecem para o planejamento das construções, mas poucos são tão eficientes quanto o registro fotográfico de obra. As fotografias permitem controlar aspectos diversos relacionados ao trabalho como qualidade do serviço prestado por seus funcionários e pelas empresas terceirizadas, segurança no canteiro de obras, como uso adequado dos EPIs (equipamentos de proteção individual) e disposição dos EPCs (equipamentos de proteção coletiva) no ambiente, cumprimento das normas trabalhistas e progresso diário verificado na construção.

Veja abaixo algumas dicas para você usar esse valioso recurso.

Mostre o avanço do trabalho

Monte um álbum de fotografias tiradas exatamente do mesmo local e de forma periódica (diariamente, a cada dois dias ou semanalmente). Cada uma delas deve ser datada e conter uma breve descrição do esforço empreendido. Como mencionamos, tente registrar o mesmo ângulo da imagem nas fotografias com o objetivo de mostrar o avanço do trabalho realizado por sua equipe.

Registre situações que fujam da normalidade

A exceção aparece constantemente nos projetos de construção civil. Para que sua equipe atue com rapidez diante dos imprevistos

Envolva seus profissionais

Como mencionado no tópico anterior, ao destacar uma fotografia no grupo, você inicia uma discussão que pode ser extremamente produtiva. Trata-se de uma forma inclusive de aproximar profissionais, como o arquiteto e o engenheiro de obras, que ficam normalmente distantes do canteiro de obras. Na economia colaborativa, tão comentada nos dias de hoje, não há nada mais importante do que a geração de conhecimento pela companhia. A Obra 3D auxilia o processo ao envolver os diversos profissionais que atuam em uma empresa de construção civil.

Fique atento aos detalhes

Ao analisar as fotografias, verifique minuciosamente as condições de segurança e saúde. Ainda que sua empresa cumpra todas elas, existe a possibilidade de você perceber um funcionário ignorando seu EPI ou detectar alguma falha no EPC, como, por exemplo, a falta de rede de proteção isolando o poço do elevador. Esses detalhes podem não ser percebidos pelo olho humano nas visitas técnicas, situação que não ocorre com as onipresentes câmeras dos dispositivos eletrônicos (celulares e tablets). Ao perceber tais falhas de segurança, não hesite em informar rapidamente o técnico de segurança da obra para que as medidas necessárias sejam tomadas.

Use as fotografias para treinar seus funcionários

Algumas construtoras têm o hábito muito positivo de usar as fotografias das obras para treinar seus colaboradores. O objetivo é evidenciar quais são as melhores práticas de trabalho e aquelas que devem ser evitadas a fim de tornar o dia a dia muito mais produtivo.

Utilize as fotos em apresentações de marketing

O material visual pode ser também usado para impressionar potenciais clientes. Já pensou em selecionar os melhores registros fotográficos de obra para empregá-los em uma apresentação de marketing ou vendas? Esteja certo de que as chances de novos negócios aumentarão sensivelmente.

Publique o conteúdo nas redes sociais

Existe ainda a possibilidade de usar os recursos visuais nas redes sociais caso sua empresa possua uma estratégia de comunicação, preocupação elementar nos dias de hoje como já comentamos em nosso blog. Nesse caso, nosso conselho é que o gestor de construção civil registre as fotografias no fim da obra para mostrar o resultado do trabalho. Caso faça sentido em sua estratégia de marketing, o Facebook é a rede social ideal para que você esteja em contato com o consumidor final.

A Obra 3D

Ajuda construtoras a vender e registrar seu empreendimento através de acompanhamento de obras com drone com fotos de alta qualidade.

Fonte: https://constructapp.io/pt/registro-fotografico-de-obra/