O que é o soft clash e clashdetection no modelo BIM?

O Building Information Modeling (BIM), ou Modelo de Informação da Construção, não é apenas um software, mas um conjunto de processos que utiliza tecnologias que criam um modelo de informação do edifício. Segundo especialistas, é instrumento necessário à mudança de cultura no setor. O BIM otimiza o desenvolvimento e transmissão de informações integrando projeto, construção e operação/manutenção de uma edificação durante todo seu ciclo de vida. Os softwares BIM localizam automaticamente as interferências entre os objetos que compõem um modelo.

Esta funcionalidade é conhecida como ‘clashdetection’. Além da localização automática, algumas soluções também classificam as interferências como leves, moderadas ou críticas. A interferência entre duas tubulações de pequeno diâmetro é considerada “leve“, ou de fácil solução, pois envolveria a mera utilização de conexões padronizadas. Já a interferência de uma tubulação de grande diâmetro com um componente estrutural, seria considerada como crítica, pois deverão envolver revisão de projetos.

Algumas soluções BIM são capazes ainda de identificaras chamadas ‘interferências funcionais’ (ou ‘soft clash’). Por exemplo, quando no projeto de uma sala de reuniões com recursos multimídia um projetor para apresentações, fixado no teto, é posicionado atrás de uma luminária externa, localizada entre ele e a tela de projeção. Apesar dos dois equipamentos não ocuparemo mesmo lugar no espaço, trata-se de uma interferência que impediria o funcionamento adequado do sistema.Algumas soluções BIM admitem a programação e inserção de ‘regras de verificação’ que podem, por exemplo, verificar a consistência da rota de acesso de deficientes físicos às edificações (ou a parte delas); ou ainda, de exigências específicas, feitas, por exemplo,pelos códigos sanitários ou de uso e ocupação do solo.